quinta-feira, 30 de abril de 2015

O QUE É FÍSICA?

            A Física, como a própria origem grega do nome sugere ( Physes = Natureza ) é uma 
 das ciências que estudam a natureza. Ela se preocupa em analisar as leis naturais que estão presentes nos fenômenos da natureza, submetendo-os a observações experimentais com enfoque na metodologia científica, raciocínio lógico  e tendo como linguagem a Matemática.
        
        A Física dividi-se em Mecânica, Termologia, Ondulatória, Óptica, Eletricidade  e Magnetismo, além da Física Moderna.
        
        A Física nos permite entender os fenômenos presentes do dia a dia  e várias indagações  a respeito das coisas ao nosso redor, por exemplo: o porquê que o céu é azul, o porquê do navio flutuar na água enquanto uma simples moeda afunda, o porquê que um avião voa, o porquê das miragens, do funcionamento da bússola, do funcionamento do motores elétricos, microfones, micro-ondas e várias outras coisas.

        Com o desenvolvimento  das ciências, cada vez mais há uma intensa interação entre elas, é o caso da Física na importante missão na ajuda do aprimoramento e desenvolvimento industrial, tecnológico e no progresso das diversas ciências. Seja na Medicina, no Direito, na Química, na Geologia, na Música e na Odontologia os conhecimentos de Física  estão presentes, com isso , a Física não é apenas relevante para quem está envolvido com as chamadas ciências exatas.
       
         Os conhecimentos de Física também são importantes para esclarecer fatos do senso comum e torná-lo crítico diante de várias situações.
            
          
           A Física Clássica, foi   desenvolvida antes  do século  XX, inclui conceitos, experiências e teorias em Mecânica Clássica, Termodinâmica e Eletromagnetismo. Grandes físicos do passado  fizeram grandes contribuições relevantes para a Mecânica, por exemplo: Galileu Galilei (1564-1642), por meio de seus trabalhos sobre as leis do movimento e aceleração constante; Johannas Kepler (1571-1630), usou observações para desenvolver leis para os movimentos dos corpos planetários. No entanto, as contribuições mais notáveis  para a Mecânica Clássica foram de Isaac Newton (1642- 1727) nascido no ano da morte de Galileu, ele que desenvolveu a Mecânica Clássica ou também chamada Mecânica Newtoniana, chamada assim  em sua homenagem e foi um dos criadores do Cálculo.

        
        A Física Moderna surge da necessidade de se explicar muitos fenômenos que a Física Clássica não podia explicar. Os dois destaques para a Física Moderna são a Teoria da Relatividade de Einstein e a Mecânica Quântica.
          
         A Física é muito importante para o nosso tempo, pois é através dela  e de outras ciências que se pode transformar o  mundo em um lugar melhor para se viver  e com a beleza da simplicidade de seu conjunto de  conceitos, teorias e equações básicas podem expandir a nossa visão do mundo.