Vamos supor que você queira saber quantos litros de água cabem em um garrafão. Para isso, você pode enche-lo de água por completo e depois despejá-lo em garrafas com capacidade de um litro. Supondo então que, foi possível que tenha dado para encher 4 garrafas por completo. Dizemos, então, que a capacidade do garrafão é de quatro litros, com esse procedimento você realizou uma medição. Note que, para medir o comprimento do garrafão, você tomou como unidade de medida outro volume para comparar, em outras palavras, realizar a medição.
Do mesmo modo quando você vai medir um comprimento de uma corda, você precisa de outro comprimento para tomá-lo como unidade de medida: o metro, por exemplo.
MEDIR uma grandeza significa encontrar um número que indique quantas vezes ela contém em uma unidade de medida.
Antigamente, cada nação tinha a sua própria unidade de medida, o que acabava dificultando o intercâmbio entre eles. Além disso, as unidades eram definidas quase sempre com falta de rigor e muitas vezes de bom senso. Imagine a confusão que seria se isso ainda acontecesse.
Porém, hoje a situação é diferente. Existe um conjunto de unidades muito bem definidas, oficialmente adotadas por todos os países, é o Sistema Internacional de Unidades, também conhecido pela abreviação SI
Na Inglaterra por exemplo, eram usadas as seguintes unidades de comprimento.
JARDA: definida como a distância entre a ponta do nariz do rei até a extremidade de seu polegar.
PÉ: correspondia ao comprimento do pé do rei.
POLEGADA: equivalia à largura do polegar do rei.
Imagine a problema quando o rei era substituído, as unidades mudavam.
1 POLEGADA = 2,54 cm
1 JARDA = 91,44 cm
1 PÉ = 30,48 cm
1 MILHA MARÍTIMA = 1 852 m
1 MILHA TERRESTRE = 1609 m
Mesmo no Brasil essas unidades são bastante usadas, as altitudes são medidas em pés; os diâmetros dos canos das redes hidráulicas são geralmente medidos em polegadas, assim como as telas dos televisores e celulares.
PREFIXOS QUE ACOMPANHAM AS UNIDADES DE MEDIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário