segunda-feira, 4 de maio de 2015

GRANDEZA FÍSICA, GRANDEZA ESCALAR E GRANDEZA VETORIAL , O QUE SÃO?

                                               GRANDEZA FÍSICA
           
               Vocês já se perguntaram o que é uma grandeza Física? Bom,  a humanidade ao longo de sua história  buscou medir comprimentos de várias coisas e determinar a altura de construções, seja de pedras, casas, edifícios, pessoas, animais etc. Não só apenas buscou medir comprimentos, como veremos posteriormente, os humanos quis medir várias outras grandezas Físicas como: a massa de determinados corpos e até mesmo o tempo.
                
       Existe porém, determinadas coisas abstratas que não podem ser medidas, por exemplo, uma vontade , amor, carinho e outras coisas, então  como não podem ser medidas não são grandezas Físicas, isso quer dizer que grandeza é tudo que pode ser medido.
       
           No SI ( Sistema Internacional de Unidades de Medidas ) existe sete  grandezas fundamentais são elas:  
               

                   Também existe as grandezas derivadas das grandezas físicas fundamentais, por exemplo, a grandeza vetorial velocidade (m/s); aceleração (m/s²)
entre outras.
      
                           GRANDEZA ESCALAR 

           São aquelas é dita escalar quando fica perfeitamente determinada por um número e uma unidade de medida
           
           Um exemplo de grandeza do tipo escalar é a área. Quando dizemos que um terreno tem 500m^2, ela está perfeitamente determinada com o número 300 e a unidade de medida m^2.
                 
          Outro exemplo é a temperatura. Com certeza, temperaturas como 36 °C, O °C E -4°C ficam perfeitamente definidos pelos valores 36, 0 e -4 e pela unidade de medida °C (graus Celsius).

          Comprimento, massa, volume, tempo e energia, entre outras são grandezas escalares.
  
          Quando a grandeza possui sinal algébrico, podendo assumir valores positivos e negativos, o número , sem sinal, acompanhado da unidade recebe o nome de módulo ou valor absoluto.

                    GRANDEZAS VETORIAIS 

          Grandezas vetoriais ao contrário as grandezas escalares só são perfeitamente determinadas com o módulo, sentido e direção.
          
          Alguns exemplos de grandezas vetoriais: a força, a velocidade, a aceleração etc.

          Quando determinamos a velocidade, por exemplo, um carro está com uma velocidade de 80 km/h, está nos  indicando a intensidade ou valor , ou seja, o módulo da velocidade, porém perceba que quando dizemos apenas o módulo, a grandeza não fica perfeitamente determinada, pois não sabemos que direção e sentido está o carro com essa velocidade.
          Quando empurramos horizontalmente algo ou alguma pessoa, logo nos vez a mente uma indagação a respeito de sentido ocorre o empurrão se para a direita ou para esquerda.
          A notação é utilizada com uma letra sobreposta por uma seta.
         Um vetor é representado geometricamente dessa forma:

          





2 comentários: